top of page

O que Star Wars 8 é? Por que tanta revolta de alguns fãs?

  • Léo Tatarana
  • 4 de jan. de 2018
  • 4 min de leitura

O que Star Wars 8 é? Por que tanta revolta de alguns fãs?

"Star Wars 8 é um filme grandioso, psicológico e espiritual!" Léo Tatarana

Cuidado! Há Spoilers (há coisas sobre o filme) no texto abaixo!

Ao começar a assistir o filme Star Wars Episódio 8, não esperava que o mesmo me surpreendesse. Mas me surpreendeu, e muito!

Sua arte, narrativa, efeitos especiais, trilha sonora e toda parte técnica não mencionada é demais! Só por isso o filme merece a atenção de qualquer entusiasta por filmes de ficção científica.

Mas vai muito mais além! Ele trás um aprofundamento do que é a “força”, no momento em que Luke Skywalker ensina alguns conceitos para a prodígio Ray. “A força não pertence aos Jedis, ela pertence ao todo, todos tem acesso a ela, todos fazem parte dela, todos são força.” (Não foi com essas palavras, é minha interpretação.).

Nesse ponto já temos uma das grandes verdades de várias religiões / ensinamentos espirituais, como as ensinadas por Buda. Aliás, o filme todo tem muito disso!

Há muitas ocasiões onde os personagens têm que lidar com medos ligados aos seus passados e futuros incertos. Onde o “Agora” é muito colocado à prova com a maioria dos principais protagonistas.

Temos muitas “deixas espirituais” no filme inteiro, como as viagens astrais entre a Ray e o Kylo Ren, entre o próprio Luke e a Princesa Léia, o poder de interferência que Snoke tem sobre o universo e a maior prova de domínio da força, quando Luke vai até Kylo Ren enfrentá-lo, mas através de uma projeção astral do outro lado da galáxia, enganando a todos e dando tempo para que os rebeldes consigam fugir da Primeira Ordem. Só que, com isso, trouxe o fim de sua existência física para Luke e ele morre (desencarna, para os espiritas).

Ah, temos também a aparição do mestre Yoda, que surge apenas com a forma em força (espírito, fantasma). E que, mesmo assim, interfere na direção do raio e queima a árvore que o Luke ainda está relutando em queimar. Além disso, ele aparece para cumprir uma missão como mentor espiritual: fazer com que Luke compreenda sua dor e que o fim não poderia ser evitado, com isso, aceitando o erro do passado e tomando a decisão que precisava ser tomada.

Não posso esquecer-me do Yin e Yang, mostrado no filme através do lado da Sombra e da Luz que, embora o foco tenha sido sempre a guerra entre essas forças, tanto um lado como o outro tem luz e sombra em sua essência. Fica muito claro ao vermos o dois lados na ilha Jedi e demais protagonistas que se utilizam da força.

A maioria dos personagens está envolvida em conflitos internos e sobre o que devem fazer naquela situação. Poe é um deles, onde sua personalidade guerreira e explosiva trás diversas consequências catastróficas. Mas, que no fim, aprende o real valor que a Princesa Léia e seus subordinados colocam a frente da guerra, mudando suas ações e tomada de decisões no enredo.

É um filme cheio de mensagens ligadas a muitos ensinamentos espirituais, filosofias de vida, desenvolvimento humano, ufologia e muitas coisas mais. Ele te trás muitas verdades praticadas pelos mesmos. Para quem estuda esses conceitos, o filme foi projetado para transmitir todos esses ensinamentos e o que está por vir. A arte a favor da espiritualidade.

A revolta de alguns fãs pode ser consequência dessa transparência, pela frustração em ver alguns ídolos, como o Luke Skywalker, fazendo o que eles jamais aceitariam de um herói, etc.

Acredito que o maior fator para isso é o atrito com a verdade do filme e como isso foi contada. Afinal, estamos muito acostumados com o conteúdo de massa, onde o foco é projetar dor, sofrimento e medo aos telespectadores. Estamos muito identificados com esses itens, nos emocionam e causam certa normalidade. Mas quando o conteúdo causa reflexão... Aí a coisa começa a assustar, dá medo, pois não queremos que a identidade morra, mesmo sendo algo nocivo para nós e para os demais.

Ver uma pessoa “boa” como o Luke, tentar matar seu sobrinho e aprendiz. Ver seu herói tentar algo assim é sim, muito frustrante. Agora te pergunto: Quantas histórias de pessoas “boas” você já ouviu que fez algo ruim ao próximo? Muitos casos, não é mesmo? Mas, por que isso aconteceu? O filme trás uma compreensão: o medo. Luke se identificou com o medo da possibilidade de ter um novo poderoso Sith numa ordem Jedi e repetir a mesma crueldade de Anakin Skywalker, seu pai.

Sem falar da reflexão que o filme trás em diversas etapas da trama. Isso causa conflito em alguns, e o sofrimento de alguns personagens são tão humanos, que em uma parte ou outra, você sente que está vendo sua vida na tela.

Estava para escrever sobre esse grande filme desde que o vi nos cinemas, mas resolvi deixar esfriar. Retomei a ideia do texto logo depois de ver um vídeo no canal “Cinema com Rapadura” sobre essa revolta de alguns fãs. Fiz uma pesquisa para ver quem mais falava sobre, vi vídeos de muitos fãs que fizeram suas avaliações técnicas e/ou pessoais.

O extremismo existe e sempre teremos alguém com esse medo de que algo que acredita ou se identifique deixe de ser, nomeando inimigos. Star Wars está seguindo a mudança planetária que estamos presenciando. A cada dia, muitos estão despertando para uma vida mais equilibrada e prática espiritual regular, se conhecendo, aceitando e respeitando o estado atual do próximo.

Se o que leu até agora faz muito sentido, você está nessa caminhada, buscando, estudando, promovendo o bem, está aberto às novas possibilidades que antes existiam apenas na ficção e que, hoje, é compreensível aceitar que, algumas coisas mostradas foram baseadas e inspiradas em nossa realidade, inspirando o despertar de mais pessoas que levantam toda manhã e têm um sentimento seguido de perguntas como: Quem sou? O que estou fazendo aqui? Qual o propósito? E só isso?

E o que esperar de Star Wars 9? Bom, como toda obra de arte, espero que ela me surpreenda novamente.

Léo Tatarana

Vídeo mencionado do Canal “Cinema com Rapadura”:

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Instagram
  • FanPage
Livros de Cabeceira

...

Procure por Tags
Procure por Categorias
Instagram

Leia Também!

© 2022 por Léo Tatarana

  • Instagram
  • Facebook - Grey Circle
bottom of page