Faça mais pausas
- Léo Tatarana
- 25 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Muitas vezes você está naquele dia cheio de desafios, responsabilidades e se compromete em resolvê-los. Com isso consome todo seu tempo no “fazer”. Resultando num desgaste físico, emocional e espiritual. Isso acontece porque o nosso organismo não consegue manter a mesma energia e foco por muito tempo sem interrupções ou pausas. Está aqui o segredo: “Faça mais pausas!” Se está cansado, descanse! É algo tão simples e, também, muito fácil de esquecer. Passa um dia, passam dois, três, uma semana ou duas. E você, ali naquela rotina inspirada por ter mais, conquistar mais ou por ter uma responsabilidade maior. Quem nunca?
A maioria de nós está nessa situação, onde o fim de semana é sagrado para a diversão e a segunda é triste e deprimente por voltarmos para uma rotina instigante. Vale lembrar que algumas formas de diversão não darão descanso, serão apenas formas de distração que, muitas vezes, consomem muito mais energia.
Um exemplo de distração, que é hábito da maioria das pessoas, é o uso abusivo de eletrônicos como os celulares, televisores e vídeo games. Não é errado o uso dos mesmos, eles têm muita importância em vários aspectos. Mas, uma das coisas que nos fazem descansar bem e reforçar nossa felicidade é o contato com as pessoas, dividir experiências e alegrias, apoiar o outro em suas dificuldades, ouvir, abraçar. Algo que as novas tecnologias não têm trazido por estimularem o uso individual do mesmo. Toda a revolução tecnológica trouxe a facilidade de contato, mas afasta cada vez mais o contato físico entre nós.
Fazer mais pausas não deve ser utilizado para remediar suas sensações de stress e angustia, deve se tornar um hábito diário! Fazer mais pausas durante o trabalho, em conversas com as pessoas, nas rotinas de estudo, em toda sua caminhada pela vida. Sendo assim, mantêm o fôlego para sempre continuar andando com paz e leveza.
O que devo fazer durante essa pausa?
Se você se perguntou isso, tome muito cuidado! Sabe o que significa a palavra “pausa”, mas não compreendeu sua essência. Fazer uma pausa é parar e contemplar, respirar, relaxar. Nosso ser precisa disso para manter o equilíbrio nas atividades.
Têm pessoas que ainda não conseguem “parar de fazer coisas”. Sempre estão em algum lugar para fazer algo ou por algum motivo. Não consegue estar ali, presentes e atenciosos ao momento e com as pessoas que o cercam. Ou estão pensando no que aconteceu ou no que devia acontecer. Muitas vezes o celular é utilizado para fugir, transparecendo não valorizar aquilo que está ali à sua frente. Já me vi nessa situação, fazendo isso. Hoje, por praticar a presença e atenção com os outros, percebo muito tudo isso, acontecendo com as pessoas que me relaciono.
Indico o livro “Atenção Plena” para quem deseja melhorar sua presença e atenção ou para vivenciar uma melhor qualidade em suas pausas. Nele encontrará muitas dicas práticas de como perceber a importância da presença e atenção nas relações e em tudo que faz.
Léo Tatarana